Política de Cookies

Este site utiliza cookies para o bom funcionamento do site e para otimizar a sua experiência de navegação.

Saber mais

Fórum da Cogestão em Áreas Protegidas, 6/7 dezembro 2023

Na passada semana, dia 6 e 7 de dezembro, teve lugar a realização do ‘Fórum da Cogestão em Áreas Protegidas’, organizado pela Comissão de Cogestão do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), organismo que integra várias entidades entre elas a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa.

Dedicado ao tema ‘𝗖𝗼𝗴𝗲𝘀𝘁ã𝗼 𝗲 𝗩𝗮𝗹𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮çã𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗧𝗲𝗿𝗿𝗶𝘁ó𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗮𝘀 Á𝗿𝗲𝗮𝘀 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗴𝗶𝗱𝗮𝘀’, o evento teve como objetivo proporcionar um espaço de discussão e reflexão, mobilizando os principais intervenientes em torno de interesses comuns, no quadro da valorização das áreas protegidas portuguesas.

O programa de dois dias, reuniu no dia 06 de dezembro, no auditório do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, oradores e moderadores, de reconhecido mérito pela sua experiência e conhecimentos.

A sessão de abertura do Fórum contou com a presença dos presidentes das câmaras de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, Leopoldo Rodrigues, Armindo Jacinto e Luís Pereira, respetivamente, da Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Fátima Reis, e ainda a presença de Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.

O primeiro painel ‘𝗔 𝗗𝗶𝗻â𝗺𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗴𝗲𝘀𝘁ã𝗼 𝗱𝗮𝘀 Á𝗿𝗲𝗮𝘀 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗴𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹’, moderado por Fátima Reis, do ICNF do Centro, tendo como intervenientes Ana Cerdeira, do Gabinete do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, Celestino de Almeida, da Escola Superior Agrária do IPCB, Luís Sarabando, da Associação Florestal Baixo Vouga, e Emanuel de Castro da Associação Geopark Estrela.

Ainda da parte da manhã, decorrer o segundo painel ‘𝗩𝗮𝗹𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮çã𝗼 𝗱𝗮𝘀 Á𝗿𝗲𝗮𝘀 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗴𝗶𝗱𝗮𝘀 – 𝗗𝗲𝘀𝗮𝗳𝗶𝗼𝘀 𝗲 𝗢𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀’, moderado pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), João Lobo, com as intervenções de Maria José Garcia Curto, do Clúster del Turismo de Extremadura, João Carvalho, da Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade, Paulo Castro, da Federação Europarc, Marie Bratz, do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e de Ana Serejo, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Já na parte da tarde, o terceiro painel ‘𝗣𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗿 𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗺𝗼çã𝗼 𝗱𝗮𝘀 Á𝗿𝗲𝗮𝘀 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗴𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗲 𝗱𝗼𝘀 𝗧𝗲𝗿𝗿𝗶𝘁ó𝗿𝗶𝗼𝘀’, foi moderado por Carlos Neto de Carvalho, Coordenador Cientifico da Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, com as intervenções de Teresa Ferreira, da Dinamização da Oferta e dos Recursos do Turismo de Portugal, Miguel Vasco, da Destinature - Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, Miguel Martins, da Associação Ibérica de Turismo Interior e Rafael Pintado, da Turismo de la Naturaleza de Extremadura.

Este 1º dia do Fórum terminou com a apresentação das ‘𝗖𝗼𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀õ𝗲𝘀 𝗲 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗽𝗲𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗙𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝘀 Á𝗿𝗲𝗮𝘀 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗴𝗶𝗱𝗮𝘀’, por Domingos Santos, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e a intervenção de Luís Filipe, Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030.

Já no segundo dia do Fórum, 7 de dezembro, foi proporcionada aos inscritos uma 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮 𝗮𝗼 𝘁𝗲𝗿𝗿𝗲𝗻𝗼, em Segura e Monte Fidalgo, denominada pela organização de ‘𝗩𝗮𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗡𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝗶𝘀 𝗲 𝗣𝗮𝗶𝘀𝗮𝗴í𝘀𝘁𝗶𝗰𝗼𝘀'.

A organização agradece a todos os participantes, oradores e moderadores e entidades envolvidas, que contribuíram para o sucesso desta iniciativa e enriqueceram um debate prospetivo sobre a dinâmica da cogestão, a valorização e os novos desafios e oportunidades ligados às áreas protegidas.

Notícia publicada a: 11/12/2023